sábado, 20 de outubro de 2012

Programas para criação de Imagens


Para explicar melhor como criar uma "imagem" do computador, irei citar como exemplo o software  Norton Ghost.

Norton Ghost
É um software da empresa Symantec, que faz copia de HD ou partições do HD. Após é possível restaurar o backup gerado, mesmo em outro computador.
A versão inicial colocada para venda foi a 3.4. Nela só podiam ser copiadas partições inteiras.
É uma excelente ferramenta de proteção da Symantec que oferece recursos avançados de backup e recuperação para seu computador. Proteja seus documentos, registos financeiros, apresentações, fotos, músicas, vídeos, documentos históricos, ou quaisquer outros tipos de dados que você tenha em seu computador, fazendo um backup de todo o disco rígido. Ou então, limite a sua cópia de segurança - backup - incluindo apenas os arquivos e pastas mais importantes.
É considerado um programa confiável, de uso comum por quem trabalha com informática e redes de computadores. Com ele é possível fazer backup de uma máquina com todos os drivers e programas instalados para outro HD, HD portátil ou mídias removíveis.

Agendando e sincronizando backups com aplicativos
Você pode agendar backups para capturar suas alterações automaticamente enquanto você trabalha no dia-a-dia. Ou então iniciar um processo de backup manualmente, a qualquer momento. Você também pode configurar o Norton Ghost para executar um processo de backup, em resposta a eventos específicos, sem complicações.
Por exemplo: um processo de backup pode ser iniciado quando um determinado aplicativo é aberto, ou quando uma determinada quantidade de novos dados forem adicionados à unidade, em tempo real.

Mantenha seus dados em segurança
Quando você tiver um problema em seu computador, você pode restaurar um arquivo, pasta ou um até mesmo um disco inteiro, para retornar o computador a um estado de trabalho anterior, como um ponto de restauração do sistema, onde seus aplicativos e arquivos estarão intactos.
E se, acidentalmente, você apagar algum documento valioso, não se preocupe: você poderá restaurá-lo com alguns passos simples!
Usando assistentes fáceis de seguir, configure backups seguros de maneira rápida e eficiente, e deixe o processo em andamento enquanto você continuar a trabalhar. Você pode também agendar ações de backup para serem realizadas após o expediente, quando você não estiver mais usando o computador.

Recupere dados 
Para restaurar a máquina, basta que, de posse da imagem, em um HD portátil por exemplo, faça um boot do CD do Norton Ghost que, em poucos minutos, e sem problemas como mídia corrompida ou falta de energia, disponibiliza a máquina completamente restaurada, com todos os arquivos e backups no exato ponto onde a imagem foi feita.

Quando houver qualquer tipo de dano em seu computador, Norton Ghost consegue recuperá-lo de vários problemas, incluindo:
·         Ataque de vírus
·         Falha de instalação de softwares
·         Falha em seu hard disk
·         Arquivos acidentalmente apagados
·         Pastas e arquivos que foram corrompidos
Sistemas de arquivo suportados
·         FAT16, FAT16X, FAT32, FAT32X
·         NTFS
·         Discos dinâmicos
·         Linux EXT2/3 e partições Linux Swap
Mídias de armazenamento suportadas
·         Leitores CDR/RW e DVD+-R/RW
·         Dispositivos USB e FireWire (IEEE 1394)
·         Leitores Iomega Zip e Jaz

Download do programa(Gratuito para testar)
Expira em 30 dias
Requerimentos
Processador 300 MHz ou superior
Memória RAM 256 MB (512 MB recomendado)
400 MB de espaço em disco

Ferramentas para a clonagem (criação de "imagens") de discos rígidos:
§  Acronis True Image - Pago
§  Clonezilla - Gratuito
§  Drive Snapshop - Pago
§  DriveImage XML - Gratuito
§  Norton Ghost - Pago
§  Partimage - Gratuito
§  XXClone - Gratuito
§  R-Drive Image - Pago

Abaixo vídeo-aula de como utiliza-lo:






Lucas Nunes Fraga





Nenhum comentário:

Postar um comentário