domingo, 21 de outubro de 2012

Diferença entre FAT e NTFS


A File Allocation Table (FAT, ou Tabela de Alocação de Ficheiros/arquivos) é um sistema de ficheiros desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões do Microsoft Windows até (e inclusive) o Windows Me.
A tabela de alocação é um mapa de utilização do disco ou disquete. Graças a ele, o Sistema Operativo (ou sistema operacional) é capaz de saber exatamente onde um determinado ficheiro está armazenado.

O sistema FAT é considerado como relativamente simples, e por isso é um formato popular para discos diversos. Além disso, é suportado por virtualmente todos os sistemas operativos/operacionais existentes para computadores pessoais, e assim, é usado frequentemente para compartilhar dados entre diversos sistemas operativos instalados num computador (um ambiente multiboot ou multiarranque).
É usado também em cartões de memória de estado sólido (conhecidos como discos flash ou pendrives) e em outros dispositivos semelhantes.
As implementações mais comuns têm um inconveniente sério: quando ficheiros são apagados e novos ficheiros são escritos no suporte, as suas partes tendem a dispersar-se, fragmentando-se por todo o espaço disponível, tornando a leitura e a escrita um processo lento.
A desfragmentação é uma solução para isso, mas é habitualmente um processo demorado (sobretudo no sistema FAT32) e que tem de ser repetido regularmente para manter o sistemas operativos limpo.

Existem duas versões do sistema FAT: FAT16 (para OS 16 bits ou 32 bits) e FAT32 (só para SO a 32 bits); a diferença mais visível entre as duas versões é que FAT32 suporta nomes de ficheiros longos (até 256 caracteres), enquanto o FAT16 suporta apenas nomes de arquivos curtos (até 8 caracteres + extensão). Caso seja excedido o valor de caracteres, os caracteres excedidos (do nome do ficheiro) desaparecerão e no lugar deles aparecerá ~1 ou ~2 (se já existir um outro arquivo com os 8 primeiros caracteres iguais).
Um dos maiores problemas do FAT diz respeito à segurança, pois neste sistema os ficheiros podem ser lidos ou escritos por qualquer utilizador (e não apenas por utilizadores autorizados, como no EXT2, EXT3 ou NTFS). Por esse motivo, os Windows da família NT usam o NTFS que já oferece tal recurso.


NTFS
O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server -- 2003 e 2008) [CARRIER, 2005].

Características
Desenvolvido para superar as limitações do sistema FAT, o NTFS utiliza algumas estruturas em 64 bits (p.ex., para endereçamento de blocos -- clusters). Em teoria o NTFS poderia suportar volumes com até 16 EiB, mas a implementação atual limita um volume a 256 TiB, se forem usados blocos de 64 KiB, ou 16 TiB, quando o tamanho do bloco for de 4 KiB; o tamanho máximo de um arquivo é de 16 TiB [MICROSOFT, 2003; RUSSINOVICH e SOLOMON, 2005].
Oferecendo melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 Tb de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividi-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra.

A Grande vantagem deste tipo de partição é que ela oferece nível de segurança por meio de acesso por nível de usuário, ou seja, através de uma tabela de usuários da ACL do núcleo do Windows NT, os arquivos ou pastas podem permitir acesso ou negar o acesso, ou mesmo permitir apenas a leitura, não permitindo a gravação, então é possível dizer que também não é possível utilizar a partição NTFS em sistemas como o Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows ME Millenium Edition, já que estes sitemas operacionais usam como o núcleo o MS-DOS, e não o núcleo NT.
Os Sistemas operacionais que utilizam este tipo de partições são todos que possuem o núcleo do Windows NT, ou seja:
Windows NT 4.0 (núcleo 4.0), Windows NT 5.0 (núcleo 5.0 beta), Windows 2000(núcleo 5.0), Windows XP (núcleo 5.1), Windows 2003 (núcleo 5.2), Windows Vista (núcleo 6.0), Windows 7 (núcleo 6.1).
Existem sistemas operacionais com núcleos diferentes, como o caso do Windows XP x64 Edition (para x86-64), onde utiliza um núcleo 5.2, tornando-o um quase que Windows Server 2003.
Através da ACL que é acessada pelo núcleo do sistema (alguns chamam de kernel para sistema NT), é possível restringir conteúdos das partições NTFS para determinados usuários, ou seja, o Administrador pode ter acesso total ao disco, mas ao diretório "C:\System Volume Information" apenas a conta "SYSTEM" pode ter acesso.

Quando utilizado um espaço em disco para fornecer dados para páginas na internet, como Websites, é extremamente importante utilizar uma partição que tenha este tipo de segurança, já que uma partição FAT32 para exibir conteúdo na internet, faz com que usuários externos consigam gravar conteúdo no disco facilmente, ocorrendo uma falta de segurança.
A NTFS surgiu com base de se existir uma segurança maior para proteger arquivos que estão sendo executados pelo sistema, e também para promover permissões de acesso conforme a ACL do Windows.

No caso de acesso a uma partição NTFS de um disco rígido em outro sistema operativo como o Windows PE (Windows Pré Installation), normalmente o usuário ("SYSTEM") possui acesso total ao disco, fazendo com que cópias de arquivos sejam possíveis mesmo em arquivos protegidos, já que o usuário interno do sistema, normalmente sempre fica ativado para acesso completo ao disco, porém, se o administrador de sistemas que configurou o disco para desabilitar o acesso ao disco pelo usuário "SYSTEM", então não há muito o que fazer. (Apesar de existirem softwares de cópias e acessos a partições NTFS facilmente, como algumas versões de DOS que conseguem ler discos NTFS ou mesmo algumas distribuições Linux, onde algumas conseguem até gravar nas partições.)
 
Verônica Rodrigues Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário