segunda-feira, 9 de julho de 2012

LIXO ELETRÔNICO

Reaproveitamento e soluções

O reaproveitamento de resíduos está cada vez mais presente e acessível, porém existe uma parcela de material que acaba sendo menosprezada: os descartes tecnológicos ou lixo eletrônico. A velocidade com que celulares, computadores, câmeras digitais e tantos outros acessórios tornam-se obsoletos é quase absurda. E o mais preocupante é o destino que tal “lixo” toma no meio ambiente. Amenizando essa gama tão grande e preocupante de material sem destino correto, temos alguns exemplos de soluções que visam diminuir esse problema: O designer chileno Rodrigo Alonso propôs mobiliário feito de resíduos eletrônicos e resina. Sua proposta era dar nova visualização a esses materiais, e mostrar que é possível inserir essa inovação em elementos tão presentes no cotidiano.
No mundo da moda também pode-se encontrar quem reeducou o olhar para esses materiais. O designer português João Sabino propôs uma utilização inovadora e atrativa, desenvolveu uma bolsa com peças de teclados. De acordo com ele o processo de fabricação é simples e seu intuito é manter um certo ar “experimental” em seus projetos.
Já a artista plástica e artesã Naná Hayne trabalha com o lixo eletrônico no desenvolvimento de diversos acessórios. Ela afirma ainda que utiliza outros materiais como peças de relógios, cordas de guitarra, embalagens de shampoo, tampas de perfumes, entre outros.
E para quem deseja apenas desfazer-se e dar destino correto para seus produtos, algumas medidas podem ser tomadas. Existem empresas de eletrônicos que se responsabilizam pelo recebimento e devido descarte desses produtos, bem como alguns pontos de recolhimento em mercados e outros espaços. Para se informar melhor sobre o que fazer com seus descartes, a ONG Lixo eletrônico pode te ajudar. Ela aponta empresas e locais na sua cidade que atendem essa demanda específica, além de contar com diversas notícias relacionadas.

+informações:

http://ralonso.com/

Por: Matheus da Silva Bittencourt, Renato Ramos Ulrich, Fagner Cipriano, Marlon Legisson

Nenhum comentário:

Postar um comentário