sábado, 20 de agosto de 2011

Peças do PC


Postado por Daiane, Tiago Ramos, Marcos.
Tipos de Parafusos do Pc
Para o gabinete
Esses parafusos são os responsáveis por manter o gabinete montado. As roscas desse tipo de parafuso são grossas se comparadas às da maioria das peças que compõem um computador.
Vale lembrar que o parafuso utilizado para a montagem pode mudar de um gabinete para outro, embora não seja comum isso acontecer.

Placa-mãe e Cooler
Os parafusos para prender a placa-mãe ao gabinete podem ser de dois tipos:
  • Rosca grossa e compridos



  • Rosca mais fina e curtos



No geral os parafusos para fixação da placa-mãe vêm acompanhados de arroelas vermelhas, as quais devem ser utilizadas para isolar os furos não metalizados do componente.
Você também pode utilizar grampos com trava como os mostrados na imagem abaixo para fixar melhor a placa-mãe ao gabinete.
    
Alguns coolers ainda utilizam parafusos para se fixarem à placa-mãe. Esses geralmente possuem cabeça achata e rosca grossa, do tipo auto atarraxante e são facilmente identificados em meio aos demais parafusos.

Disco rígido e drives de CD/DVD e Disquete
É necessário ter muito cuidado com os parafusos utilizados na fixação dos drives de CD/DVD e Disquete, mas a atenção deve ser redobrada ao prender o disco rígido. Isso porque os parafusos utilizados para esses componentes não podem ser muito compridos, uma vez que podem entrar em contato com a parte mecânica da peça e a danificar.
Por padrão os parafusos para essa funcionalidade são mais curtos do que os utilizados na montagem do gabinete. O formato da cabeça também é bem diferente, já que os parafusos utilizados em HDs possuem a cabeça achatada, como mostrado na figura abaixo.


Tipos de fontes:
AT
(Utilizadas para Motherboards mais antigas) Liga/Desliga através de um botão ON/OFF diretamente ligado à fonte de alimentação.
As duas fichas encaixam num conector de 12 pinos, existente na motherboard, que alimentam a 12 V e 5 V.



ATX
 (Utilizadas para Motherboards recentes) Liga/Desliga através de um botão ON/OFF diretamente ligado à Motherboard.
A Motherboard controla o funcionamento da fonte.
O Computador pode ser desligado pelo S.O.
Para desligar através do botão ON/OFF é necessário pressionar mais de 4 segundos.
A ficha única desta fonte possui 20 contactos e alimenta a motherboard em 12 V, 5 V e 3,3 V.





ATX12
Conector principal de 20 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos e um conector terciário de 8 pinos, utilizado por processadores Pentium 4, Athlon MP e Athlon 64.


EPS12V: Conector principal de 24 pinos, além de conectores secundário e terciário de 8 pinos, utilizados por processadores Xeon e Opteron.


Tipos de Barramentos:
AGP -  A Accelerated Graphics Port (Porta Gráfica Acelerada) (AGP, muitas vezes também chamada Advanced Graphics Port (Porta Gráfica Avançada)) é um barramento de computador (computer bus) ponto-a-ponto de alta velocidade, padrão para conectar um tipo de periférico a uma placa-mãe de computador, geralmente é acoplado a esse slot uma aceleradora gráfica, que tem a função de acelerar o processamento de imagens 3D (terceira dimensão).


PCI (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Periféricos) é um elemento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC.



PCI-Express (também conhecido como PCIe ou PCI-Ex) é o padrão de slots (soquetes) criada para placas de expansão utilizadas em computadores pessoais para transmissão de dados. Introduzido pela empresa Intel em 2004, o PCI-Express foi concebido para substituir os padrões AGP e PCI.

                                                                                                                                      
AMR - O slot Audio Modem Riser, mais conhecido como AMR, é um slot de expansão encontrado em placas-mãe de alguns computadores pessoais Pentium III, Pentium 4 e Athlon.


 O EISA (acrónimo para Extended Industry Standard Architecture) é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz.

                                                                                                            
                                                                                                                               
 ISA (acrónimo para Industry Standard Architecture), é um barramento para computadores, padronizado em 1981, inicialmente utilizando 8 bits para a comunicação, e posteriormente adaptado para 16 bits.                                                                                                                                   


MCA é a abreviação de "Micro Channel Architecture", o barramento de dados introduzido pela IBM em 1987 para substituir o ISA.

                                                                                                                              
                                                                                                                                  
SCSI (pronuncia-se "scãzi"), sigla de Small Computer System Interface, é uma tecnologia que permite ao usuário conectar uma larga gama de periféricos, tais como discos rígidos, unidades CD-ROM, impressoras e scanners.

                                                                                                                               

Vesa Local Bus (normalmente abreviado para VLB)  é um barramento local definido pela Video Electronics Standards Association, para os computadores IBM PC e compatíveis.  

                                                                                                          

Memórias Ram
Diferentes tipos de RAM. A partir do alto: DIP, SIPP, SIMM 30 pin, SIMM 72 pin, DIMM (168-pin), DDR DIMM (184-pin).


                                                      PC6400 DDR2 SO-DIMM


                                             Memória SDR SDRAM


Memória DDR 1GB 400 MHz PC3200 de 184 pinos


DDR2 512MB

MEMÓRIA DDR3



Exemplo de uma memória flash utilizada em um flash drive USB (ou pen drive).

Sockets dos Processadores


Socket A (também conhecido como Socket 462) é um soquete usado por microprocessadores AMD que vão do Athlon Thunderbird ao Athlon XP/MP 3200+, e UCPs AMD de baixo custo, incluindo o Duron e Sempron.



O Soquete 754 é um soquete da AMD, que foi o primeiro soquete a suportar o HyperTransport e instruções 64 bits lançado pela AMD devido ao sucesso do seu antecessor o Soquete A (462).


O Soquete 939 é um soquete da AMD, que tem esse nome devido ao número de pinos do processador, foi introduzido em Junho de 2004 para substituir o Soquete 754 e introduzir definitivamente o Athlon 64.



O Soquete AM2 é um soquete da AMD de 940 pinos, para processadores Athlon 64, Athlon 64 X2, Athlon 64 FX e os novos Sempron AM2, utilizando memórias DDR2.


O Soquete AM3 é o sucessor do Soquete AM2+, no qual conta com 938 pinos. Tem suporte ao HT 4.0 e muito mais benefícios.



O Soquete S1 é o novo padrão de pinagem do soquete utilizado pela AMD para o Turion 64 X2, esse soquete utiliza 638 pinos em vez dos 754 pinos usados no soquete do Turion 64.


Socket940 -Este soquete é a prova de como a tecnologia dos processadores está avançando. Foi criado para os processadores Opteron e usado nos primeiros Athlon64.



o soquete F utiliza o sistema LGA (Land Grid Array), onde os pinos de contato são movidos do processador para o soquete, criando uma "cama" de contatos, sobre a qual o processador é firmemente preso.

Processadores Intel

LGA 1156
Processador Intel® Core™ i7 série
Processador Intel® Core™ i5 série
Processadores Intel® Core™ i3


LGA 1366 - Processadores Intel® Core™ i7


LGA775
Processador Intel® Core™2 Quad
Processador Intel® Core™2 Duo
Processador Intel® Pentium® Dual-Core
Processador Intel® Celeron® dual-Core
Processador Intel® Celeron® série 400

Nenhum comentário:

Postar um comentário