domingo, 21 de abril de 2013

SSD

                                                        SSD

SSD (solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Alguns dos dispositivos mais importantes usam memória RAM, e há ainda os que usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).



                                               Características


Os dispositivos SSD têm algumas características que constituem vantagens e desvantagens sobre dispositivos de armazenamento convencionais. Entre elas:

                                                 Vantagens
  • Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes de hardware e sofware de diferentes caracteristicas fisicas
  • Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, o que reduz vibrações e os torna completamente silenciosos;
  • Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques mecânicos, o que é extremamente importante quando se fala em computadores portáteis;
  • Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
  • Consumo reduzido de energia;
  • Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns - cerca de 70° C;
  • Banda muito superior aos demais dispositivos, com dispositivos apresentando 250MB/s na gravação e até 700MB/s nas operações de leitura.
                                              Desvantagens
  • Alto custo para o usuário final;
  • Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA;
                                                Flash Driver

A maioria dos fabricantes utilizam SSD de memória flash não-volátil para criar dispositivos mais robustos e compactos para o mercado consumidor. Estes SSDs baseados em memória flash, também conhecida como flash driver , não necessitam de baterias. Eles são frequentemente embalados na unidade de disco padrão(1,8 polegadas, 2,5 polegadas e 3,5 polegadas). SSDs são mais lentas do que as DRAM e alguns modelos são mais lentos do que o mesmo tradicional HDDs em arquivos grandes, mas flash SSDs não têm partes móveis e, portanto, procuras e outros atrasos inerentes de discos eletro-mecânicos convencionais são insignificantes.
 
                                                Duração

A duração é um assunto constantemente discutido quando fala-se de SSDs, isso porque é de conhecimento público que os SSDs possuem uma duração limitada, tecnicamente falando, tais componentes possuem um número máximo de escritas para cada bloco após ser atingido torna o bloco inutilizável. Assim os SSDs possuem mecanismos para que seus espaços alocáveis sejam redimensionados (diminuídos) conforme os blocos forem tornando-se inutilizáveis (por atingir o número máximo de escritas). Estudos comprovam que os SSDs recentemente produzidos possuem vida útil longa, mesmo que seja feito uso contínuo deles (24/7) .


                            Sistemas de arquivos otimizados para SDD's

Alguns modelos de SSDs possuem otimizações para aumentar suas performances através da redução de lixo coletado durante as leituras realizadas. Esta propriedade conhecida como TRIM, a palavra TRIM não é uma abreviação, é simplesmente o comando que o sistema operacional utiliza para informar a um SSD que determinado bloco de informação não está em uso e portanto não precisa ser recuperado durante leituras no setor ao qual ele pertence.
O sistema operacional Windows 7 dá suporte à TRIM, o MAC OS X versão 10.6.8 (ou mais recentes) também, no caso do Linux as versões 2.6.33 ou mais recentes também dão suporte à TRIM.


                                                 Vídeo Comparativo


 

 Instalação

     
Postado por: Éverton da Cruz Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário