segunda-feira, 5 de março de 2012

Diferenças

Estabilizadores

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.


No-Break

O no-break é um aparelho que possui baterias que alimentam o micro por alguns minutos no caso de falta de energia. Este é o tempo para que o usuário salve e feche todos os arquivos abertos. O uso de um no-break é recomendado, pois oferece mais segurança que estabilizadores e filtros de linha.


Filtro de Linha

Filtro de linha é o nome que se dá, no Brasil, ao protetor contra surtos (surge protector). Destina-se à proteção de computadores e eletrônicos em geral. A utilização de estabilizador não é recomendada.
A proteção dada pelo filtro de linha é feita através do uso de componentes como varistores, fusíveis térmicos, bobinas, etc.
Os MOVs (varistores) são os componentes principais de proteção. Sua função é direcionar os surtos de tensão para o aterramento.
Uma proteção contra surtos tem dois modos de operação: Diferencial e comum.
O modo diferencial é o mais importante por lidar com surtos entre fase e neutro, que são aqueles que estão presentes na rede elétrica o tempo todo. Nenhuma necessidade de aterramento aí nessa proteção. Tais surtos ocorrem quando o liquidificador é ligado, quando a batedeira de bolo é ligada, quando a madereira da esquina aciona seus motores, etc. Podem danificar equipamentos eletrônicos quando atingem um patamar elevado ou de maior duração.
O modo comum vem das descargas elétricas e apenas nesse caso há que ter uma via de escoamento, que é o terra. Nem o protetor sozinho dá proteção eficiente contra raio, nem o aterramento dará proteção sem o protetor contra surtos.

Deise de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário